26 outubro 2013

Abandono - Meg Cabot

Queria ter feito esse post há bastante tempo, mas como estou com muitos - MUITOS - livros atrasados, acabei deixando de lado, mas eu preciso compartilhar Abandono com o mundo! Ou pelo menos com os leitores do blog, rs.


Abandono é o primeiro livro de uma trilogia com o mesmo nome da autora americana Meg Cabot, que ficou conhecida principalmente após escrever O Diário da Princesa, que também tem uma adaptação cinematográfica lançada em 2001. Só por ser Meg Cabot o livro passa na frente de todos os outros da minha lista de leitura e eu acabo devorando ele em apenas um dia. 
Eu sou fã de carteirinha da Meg, tenho todos - todos - os livros dela. Comecei minha coleção com 13 anos quando minha avó me deu O Diário da Princesa e desde então não consegui parar de ler seus livros, mesmo que a maioria seja voltada para um público mais juvenil. 
Apesar de gostar muito de todos os livros da autora, com exceção de um ou dois, minha saga preferida é A Mediadora. Depois que li a série, nunca mais consegui juntar os caquinhos do meu coração de novo. Eu ADORO histórias com enredos sobrenaturais e A Mediadora conseguiu misturar tudo o que mais gosto em seus livros e é por isso que quando acabou fiquei com o coração na mão. 
Nenhum outro livro escrito pela Meg se compara aos de A Mediadora, mas devo admitir que a mistura de elementos sobrenaturais, mitologia e uma personagem principal meio "cabeçuda" fizeram Abandono acender uma faísca muito parecida com a que A Mediadora acendeu. 



Como toda - ou quase toda - obra da Meg Cabot, temos uma protagonista um tanto quanto peculiar e só ficamos sabendo de muitos porquês do que ocasionou algumas situações em sua vida ao longo da leitura. Dessa vez, seu nome é Pierce e ela acaba de se mudar para Isla Huesos com sua mãe após uma série de acontecimentos que envolveram seu nome em sua antiga cidade. E ainda tem um pequeno detalhe: Pierce já morreu e de alguma forma conseguiu voltar à vida. E desde que isso aconteceu, um estranho homem que a personagem viu no enterro do avô aos sete anos e agora em sua experiência de quase morte está sempre presente nos momentos mais macabros da sua vida.
John é o típico bad guy: Misterioso, sério, aparece e desaparece quando menos se espera e está sempre vestido de preto. 
Os dois se cruzam novamente quando Pierce quase morre ao tentar salvar um passarinho que se afogava na piscina de sua casa, mas diferente do que parece, John não está presente no momento em que tudo acontece. Ele a encontra depois, no Submundo, onde a protagonista estaria esperando para partir para uma melhor. 


Como na maioria dos livros da Meg, a narrativa de Abandono é na primeira pessoa, o que é algo que gosto muito já que isso me proporciona saber exatamente o que a personagem está pensando e por vezes até dá para "sentir na pele" o que ela está passando. A medida que o livro avança, fica evidente onde a autora quer chegar: Uma versão moderna da história de Hades e Perséfone. Para quem não conhece, Hades é o Deus do Mundo Inferior que se apaixona pela filha de Zeus e Deméter - deusa da agricultura - e a pede em casamento ao irmão, mas Zeus recusa o pedido, fazendo com que Hades raptasse Perséfone para que governasse o Mundo Inferior com ele. 
Obviamente, a história de Pierce e John não se compara ao romance de Suzannah e Jesse de A Mediadora. Antes de comprar esse livro, li alguns comentários e comparações com a outra série sobrenatural da Meg, mas acredita que compará-las não é uma boa ideia, tendo em vista que Pierce e Suzannah são duas personagens completamente diferentes, além de o foco das histórias ser completamente diferente, apenas tendo como elemento em comum o fato de existir alguma relação com mortos. 
Meg Cabot conseguiu mais uma vez cativar os leitores com  um enredo envolvente, embora em alguns momentos a história seja um pouco previsível ainda dá aquele gostinho de quero mais. 
O próximo livro da trilogia se chama Submundo e não tem data certa para ser lançado no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Até a próxima :D

© Luiza de Jobim Copyright 2016 Todos os direitos reservados.
Design by Tamires Sobral | Portfólio Ícones by flaticon.com