06 setembro 2013

O futuro de nós dois - Jay Asher&Carolyn Mackler


O futuro de nós dois foi escrito pelos autores  americanos Jay Asher e Carolyn Mackler e publicado em 2013.



Confesso que quando coloquei as mãos no livro, antes até de ler a sinopse, pensei que era outra distopia ou algo com viagens no tempo. Como eu estava na véspera da minha viagem para a Itália, procurei por algo que pudesse me distrair no tempo livre que teria no intercambio.  Após ler a sinopse vi que não era o que eu estava esperando, mas resolvi arriscar do mesmo jeito e comprei o livro.
A história se inicia em 1996 quando Emma ganha um computador do seu pai e não muito tempo depois seu melhor amigo “afastado” a presenteia um CD-ROOM Aol para ela.  Logo na primeira vez que instala a internet, Emma é direcionada para uma página um pouco diferente chamada Facebook.
Até aí tudo bem, mas quando Emma faz login no site que as coisas ficam estranhas: aparentemente aquele site era capaz de mostrar como seria o seu futuro em quinze anos. O que parecia ser uma brincadeira de mau gosto de alguém deixa a personagem intrigada e ela se aproxima novamente de Josh para descobrir um pouco mais sobre toda aquela loucura.
Se tudo aquilo era real, Emma não estava contente com o que a esperava enquanto Josh não poderia estar mais surpreso com o seu futuro dos sonhos de qualquer um. Enquanto Josh se acostumava com a ideia do que seria a sua vida, Emma faz de tudo para tentar mudar o futuro sem se importar com as consequências das suas ações, mesmo que elas atingissem Josh.


A temática do livro é bastante diferente, eu estava tão acostumada com o clima pesado das distopias que andava lendo que no começo achei a história meio boba, mas a narrativa intercalada entre os dois personagens principais e o dinamismo me fizeram ler O futuro de nós dois até o fim.  
Apesar de a história ser bastante diferente e ter o Facebook como o principal fator de influência nas ações da protagonista não é algo supreendente,  mas ele é bem divertido e ideal para ler em um dia só ou para quem busca um Young Adult água com açúcar. O ponto principal do livro é a maneira como Emma trata o fato de conhecer o seu futuro e não poder controla-lo mesmo fazendo mil e um planos para isso.  E até tem aquele momento de reflexão no final: Se a Luiza de quinze anos atrás visitasse a minha página do Facebook... Ou se hoje eu encontrasse uma maneira de dar uma olhadinha no futuro só pelas postagens em uma rede social, provavelmente ficaria louca com essa facilidade de expor tanta informação em uma simples página da internet.  Fica aí a grande lição de O futuro de nós dois.


Luiza Jardim
marquei como lido "O futuro de nós dois"
Ontem via Skoob

Curtir ·  · Comentar · Compartilhar

Josh Templeton e Emma Nelson curtiram isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Até a próxima :D

© Luiza de Jobim Copyright 2016 Todos os direitos reservados.
Design by Tamires Sobral | Portfólio Ícones by flaticon.com