29 setembro 2013

Anna e o beijo francês - Stephanie Perkins

Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Museu de Louvre e Moulin Rouge. Isso é o que Anna sabe sobre a França. E por mais que Paris seja um sonho comum entre as garotas de sua idade, Anna não recebe bem a notícia de que terá que morar  que seu pai havia a transferido para uma escola para norte-americanos em Paris. Apesar da premissa do livro ser a mudança de Anna para a França, tudo acaba girando em torno da relação com seus novos amigos, sua adaptação e a confusão típica de uma garota de 16 em relação àquele cara bonitão que sempre aparece nos livros e deixa tanto as personagens quanto as leitoras com o coração na mão.



Após uma decisão tomada por seu pai, um escritor de best-sellers, Anna Oliphant teve que largar a vida que levava em Atlanta, a melhor amiga e o seu "rolo" e embarcar em um avião rumo a Paris para estudar durante o último ano do Ensino Médio. Sem a mãe e a melhor amiga por perto, Anna se sente perdida e não muito disposta a sair do quarto do alojamento, acaba conhecendo Meredith, a garota do quarto ao lado e St Clair, o amigo de Meredith, o cara charmoso, inteligente, fofo e com um sotaque britânico que atrai Anna - e todas as garotas que passam por ele - desde o momento que o viu. Ele só tem um pequeno problema : É comprometido. Obviamente com a aproximação, a protagonista começa a conviver com os outros amigos de Meredith e St Clair: Rashimi e Josh. Com o tempo, Anna cria uma relação de amizade com todos eles e acaba descobrindo que sua relação de amizade-com-o-cara-bonito-da-história se transforma em uma paixonite, mas por ver que St Clair é fiel a Ellie, sua namorada que já estava na faculdade, Anna decide mergulhar de cabeça no suposto romance com o garoto que deixou em Atlanta. 


O fato de a história se passar em Paris apenas me deixou mais apaixonada pela história. Eu pretendia ler esse livro em maio, mas quando descobri que ia conhecer a Cidade Luz guardei minha curiosidade para começar a leitura na volta da viagem. O que claro, me deixou com uma vontade gigante de fazer minhas malas e voltar para a França. Gostei muito da narrativa detalhada da autora em relação aos lugares que Anna conhecia ao desenrolar da história, é como se eu estivesse lá assistindo a vida da protagonista acontecer como em um filme. Embora isso seja um ponto que me deixou bastante contente em relação ao enredo, fiquei confusa em algumas passagens por não ter uma definição muito clara de falas e várias vezes tive que ler algumas trechos novamente para saber se era a narrativa da Anna ou o diálogo entre os outros personagens. 
A personalidade da Anna foi algo que me deixou irritada algumas vezes, além de ser cabeça dura, parece que simplesmente se recusa a enxergar o óbvio e prefere montar mil e uma teorias mirabolantes sobre tudo e todos e deixar tudo mais difícil. Conheço alguém assim.
Talvez você sinta raiva e indignação com a mente fértil de Anna e suas ações, mas confesso que também me irritei um bocado com St Clair e queria jogar uma bigorna na cabeça dele, dar uns tapas e perguntar "Qual é o teu problema, amiguinho?". Apesar de tudo, a autora conseguiu juntar a confusão da vida dos personagens e transformar em uma deliciosa leitura com um toque de humor, dramas de uma adolescente em plenos 16 anos e as mudanças que ocorrem nesse período de nossas vidas. 


Anna e o Beijo Francês é o primeiro livro da autora norte-americana Stephanie Perkins e foi lançado em 2011. Para a alegria de quem gosta de quem gosta de histórias água com açúcar estilo este, Stephanie já lançou também Lola e o Garoto da Casa ao Lado - que em breve será resenhado aqui no blog. 
Ah, se algum dia vocês for visitar Paris, não esqueça de conhecer Notre Dame ;)

Até a próxima, pessoal! 
Luiza

4 comentários:

  1. Oi Luiza. Obrigada pela visitinha no blog. hihi :D

    Ah esse livro ... faz tanto tempo que eu quero ler ele. Só vejo resenha positiva dele e ele deve ser um amorzinho. Só li Lola e o garoto da casa ao lado e amei demais aquele livro. Acredito que Anna deva ser no mesmo estilo então é bem provável que eu vá gostar. ^^
    Ah, também sou apaixonada por histórias que se passam em Paris. <333

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu amei esse livro. Enquanto lia, acredita que cheguei a sonhar que estava em Paris? Foi ótimo *-*
    Super amei a leitura, muito doce s2
    http://www.valeuapenaesperar.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Beatriz! Eu terminei Lola e o garoto da casa ao lado hoje. Achei muito fofo. Anna e o beijo francês segue a mesma linha de fofura haha. Quero ler agora Aconteceu em Paris porque né PARIS haha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jéssica! Pois é, como eu disse na resenha, eu lia e imaginava Paris. Eu fui até Notre-Dame quando estava lá e fiquei toda empolgada quando vi a cena do livro que acontecia lá ahahaha é muito amor <3

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Até a próxima :D

© Luiza de Jobim Copyright 2016 Todos os direitos reservados.
Design by Tamires Sobral | Portfólio Ícones by flaticon.com