08 maio 2013

A Seleção - Kiera Cass



Toda garota sonha em ser resgatada por um príncipe encantado, se tornar princesa, usar uma coroa e ser feliz para sempre, certo?  E para uma sortuda garota, habitante de Illéa, esse sonho pode se tornar realidade, mas para America Singer, uma jovem artista da casta cinco, esse sonho nada mais é que um pesadelo. E para seu  azar, America é uma das 35 candidatas ao trono e a mão do príncipe Maxon.


Em um cenário pós-guerra,  os  Estados Unidos  ou Estado Americano da China, logo após ser invadido na Terceira Guerra Mundial  ressurge das cinzas como Illéa, um país regido por leis rígidas e sistema de castas. As castas são pequenos distritos onde os habitantes do país são definidos por sua situação social, financeira e profissional. São oito castas no total, sendo a primeira mais alta formada pela família real e a última e mais baixa – casta oito – por mendigos, indigentes, etc. E é aí que a história de America Singer começa a se desenrolar. 

America é uma jovem artista da casta cinco, vive com os pais e dois irmãos, e por estar em uma casta relativamente baixa, trabalha desde muito cedo.  A garota tem uma vida difícil, precisa ajudar a família a se manter, lidar com a mãe que a pressiona constantemente a se casar com um homem de casta quatro ou três e ainda manter um relacionamento secreto com Aspen, um seis, que tem uma vida ainda mais miserável e por isso, ninguém poderia descobrir sobre seu namoro com o garoto.  Logo após uma briga com Aspen sobre suas diferenças sociais e financeiras e um término inesperado, ela é convencida por sua mãe a se inscrever na Seleção e disputar a coroa de Illéa em um programa de televisão. 

Sua vida não poderia ficar mais complicada do que já estava quando America foi uma das 35 selecionadas para participar do reality show no qual disputaria com mais 34 garotas a mão do príncipe Maxon, assim como a coroa de Illéa. Abandonar Aspen e ainda lidar com o coração partido após o fim do relacionamento, além de deixar sua família para trás e se aventurar em um mundo de puro luxo que até então era apenas um programa de televisão com garotas de vestido brigando por um rapaz com um ego gigante. Agora America era uma dessas garotas.  Mas acontece que ao chegar no palácio, a jovem percebe que nem tudo é exatamente como a televisão mostra: Enquanto as garotas passam seus dias aprendendo sobre a família real e bons costumes, o palácio sofre constantes tentativas de invasão pelos rebeldes que querem tirar a família real do poder. 

Ainda tem Maxon! Maxon, o príncipe – nem tão – mesquinho que acaba criando uma espécie de amizade com America e fazendo um acordo para que a garota o ajudasse a escolher uma noiva enquanto sua família, lá na casta cinco, recebe todo o suporte da família real por America ainda estar na competição. Tudo parecia finalmente estar em seu lugar quando Aspen é chamado para servir de guarda real no palácio trazendo os sentimentos de America à tona.  Além da competição, os ataques rebeldes, seu coração partido e a volta de Aspen, a jovem ainda tem que lidar com uma possível paixão por Maxon. America precisa encontrar uma saída, mas quem realmente deve escolher?

Como qualquer garota apaixonada por contos de fada, A Seleção foi amor à primeira vista. O livro é narrado na primeira pessoa, tem uma linguagem simples, um enredo leve – desses que você lê tranquilamente em apenas uma tarde – e personagens apaixonantes. America é o tipo de personagem que nos faz sentir cada sensação do livro junto com ela, além disso, a personagem tem gênio forte e não se deixa abater, tem um bom coração e é digna de ganhar o coração do Maxon continuar na briga.  Pessoalmente, eu já fiz a minha escolha. Então, por favor, America, não demora a fazer a tua! O segundo livro da série será lançado no Brasil dia 13 de abril de 2013 e seu título é A Elite. Estou contando os dias para retomar a história novamente. 

Texto postado originalmente na minha coluna semanal no site Estante Seletiva em abril de 2013.

Beijos, Luiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Até a próxima :D

© Luiza de Jobim Copyright 2016 Todos os direitos reservados.
Design by Tamires Sobral | Portfólio Ícones by flaticon.com